WinningImage © Chris Burkard / Red Bull Illume

Os melhores fotógrafos de esportes de ação e aventura foram apresentados na terça-feira em uma bela exibição que iluminou o Trinity College, em Dublin, Irlanda. Uma espetacular foto de surf do norte-americano Chris Burkard conquistou os jurados internacionais e foi escolhida como a grande vencedora do Red Bull Illume 2010.

A imagem vencedora entre as 22.764 fotos enviadas por quase 5 mil fotógrafos retrata o surfista Peter Mendria nas ondas da costa do Chile sob um belo céu azul ao lado de montanhas verde-esmeralda.

"É difícil traduzir em palavras o que foi conquistar esse prêmio na frente de todos os colegas e pessoas que eu respeito" -- Burkard

“Estou maravilhado, é difícil traduzir em palavras o que foi conquistar esse prêmio na frente de todos os colegas e pessoas que eu respeito. Estou muito feliz”, disse Burkard.

“Como fotógrafos de esportes de ação, estamos acostumados a ficar próximos da ação. E é isso que fazemos em nove de dez situações. Mas eu decidi me afastar da movimentação o máximo que pude para conseguir mostrar toda a paisagem e fazer com que as pessoas apreciassem tudo que estava acontecendo, e não apenas o surfista”, completou ele.

O brasileiro Marcelo Maragni foi um dos 50 finalistas – a sua foto do alpinista André Dias em São Tomé das Letras (MG) ficou entre as 5 melhores na categoria Experimental.

Conforme a noite se aproximava, as 50 melhores imagens da disputa – as cinco melhores de dez categorias – foram apresentadas pela primeira vez e totalmente iluminadas. A cerimônia foi realizada na magnífica sala de jantar do histórico Trinity College, usado nos filmes de Harry Potter.

Cinquenta e três juízes de todo o mundo votaram em três rodadas para determinar os vencedores das 10 categorias, assim como o vencedor geral. A qualidade das imagens transformou o trabalho dos juízes em uma missão nada fácil.

“Eu achei que as imagens estavam fantásticas, cada uma delas foi uma escolha difícil”, disse o juiz Alan Sparrow, da Grã-Bretanha.

Burkard recebeu uma câmera Leica 82 e lentes.

“Eu nunca imaginaria ter uma câmera como essa”, disse ele. “Vale mais do que a casa em que eu moro”.

Veja abaixo os vencedores de cada categoria:

Experimental - Daniel Grund (ALE)
Nova Criatividade – Eric Berger (CAN)
Sequência SanDisk - Miguel Lopez-Virgen (MEX)
Energia - Stuart Gibson (AUS)
Illumination – Chris Burkhard (EUA)
Playground – Tim Korbmacher (ALE)
Cultura – Vincent Perraud (FRA)
Vitalidade – Adam Kokot (POL)
Asas – Marcel Lämmerhirt (ALE)
Close up – Nathan Smith (AUS)

Nathan Smith também foi o vencedor da categoria Escolha dos Atletas.

 


Comentários

    Adicionar um comentário

    * Todos os campos são obrigatórios
    Até 2000 caracteres :
    Escreva a palavra à esquerda e clique em "Publicar comentário":

    Detalhes