Os 16 b-boys mais talentosos do mundo pararam a capital francesa para a competição internacional Red Bull BC One. Alex Pelezinho representou o Brasil chegando até às quartas-de-final.

Paris se tornou a capital da dança de rua em novembro de 2008, com a presença dos 16 melhores dançarinos de breakdance do mundo. Ritmos e “gingas” de mais de 10 países se confrontaram na quinta edição do prestigiado campeonato mundial Red Bull BC One. Uma das estrelas foi o paulista Alex Eduardo, o Pelezinho, de 26 anos e aclamado com intermináveis aplausos pelo público francês. Primeiro brasileiro a participar do mundial, Pelezinho acabou fora da competição em sua segunda batalha contra o alemão Lil Ceng. O coreano Heon “Wing” sobreviveu a todas as disputas e foi coroado com o título de melhor b-boy do mundo.

“Vim para vencer, mas só de fazer parte deste time, já é como uma recompensa pra mim. Aqui eu tive a oportunidade de representar o Brasil, a nossa dança e os nossos b-boys”, disse Pelezinho. Depois de passar com facilidade pelo sul-coreano Baek Hoon, o b-boy acabou derrotado nas quartas-de-final. O norte-americano Ronnie, campeão da competição realizada no ano passado na África do Sul, também ficou fora da final ao perder logo na primeira batalha para o novato ucraniano Kolobok.

A vitória de Heon Wing sobre o japonês Taikuse na grande final confirma a crescente popularidade do breakdance na Coréia. “Vencer foi muito bom, mas meu maior objetivo é ser o único b-boy a ser bicampeão do Red Bull BC One”, disse Wing. Visto como uma das principais potências da dança, o país é largamente representado em competições internacionais por dançarinos de alto nível técnico. “Deu pra ver a determinação nos olhos dele”, disse o também b-boy Lilou, um dos cinco juízes do mundial.

O Red Bull BC One 2008 levou cerca de mil pessoas para a arena montada no 104, novo centro cultural da cidade. A transmissão ao vivo pela internet foi assistida por outros milhares de fãs no mundo. Os 16 participantes da competição foram categoricamente selecionados. A cada ano a disputa reúne os melhores do ano para a competição, iniciada em 2004 na Suíça. Em 2005 o Red Bull passou pela Alemanha, foi para São Paulo, no Brasil, em 2006, e África do Sul no ano passado.

WWW.REDBULLBCONE.COM


Comentários

    Adicionar um comentário

    * Todos os campos são obrigatórios
    Até 2000 caracteres :
    Escreva a palavra à esquerda e clique em "Publicar comentário":

    Detalhes