daftpunk.jpg

Os artistas que se cuidem: se outrora para estrelar um videoclipe era preciso desbravar os árduos caminhos que separam as calçadas comuns dos cofres e estúdios das grandes gravadoras, agora existe um atalho rápido para o sucesso instantâneo chamado “internet”. As novas tecnologias permitem que singelos softwares de edição e muita criatividade substituam satisfatoriamente os recursos que até então só poderiam ser fornecidos por ilhas de edição e outras estruturas mais caras. E tudo isso pode ser apenas um detalhe quando se conta com o item “carisma”…


 

Enquanto produtores e diretores tarimbados no mercado videográfico queimam a pestana para saber como dar uma nova roupagem aos seus artistas no próximo clipe, fãs e desocupados em geral de todo o mundo produzem suas próprias homenagens aos ídolos na forma de videoclipes amadores. Vídeos que muitas vezes, não tão amadores, surpreendem artistas, executivos e o próprio público, e podem vir até a ganhar o status de “oficial”.

Foi o que aconteceu em 2003, por exemplo, quando a banda Korn usou o clipe “Right Now”, feito por um fã, como oficial, num dos primeiros casos do tipo que se têm notícia. Mais recentemente, a banda britânica Radiohead lançou um concurso pedindo que fãs enviassem vídeos do seu álbum mais novo, "In Rainbows” – que foi inclusive lançado diretamente na internet, sem ir para as lojas. A banda premiou os dez clipes mais legais enviados com 10 mil libras cada um e escolheu o vencedor para assinar o clipe oficial da banda. Veja abaixo:


 

A banda Sour também quis interagir com os fãs e lançou um videoclipe, “Hibi No Neiro”, todo gravado em conferência pela webcam com os integrantes da banda e fãs previamente cadastrados no site da banda. Veja:


 

Um dos nomes mais populares da cena pop mundial a diva Lady Gaga tem alguns dos fãs mais ativos do mundo virtual. Cansados de esperar pelos clipes do álbum “Born This Way”, pipocaram vídeos de todos os tipos, como este da música “Bloody Mary” que serviu na verdade como tese do curso da Escola de Filme de Los Angeles. Assista:


 

Mas quem tem mesmo que agradecer aos fãs pelos vídeos feitos para a internet é a dupla eletrônica Daft Punk. A música “Harder Better Faster Stronger”, fez sucesso quando foi lançada em 2001 e relançada em 2007, ao vivo, cada versão com seu respectivo e singelo clipe oficial. Até que uma explosão de vídeos feitos por fãs para a música surgiram no YouTube. Alguns fizeram tanto sucesso que a dupla resolveu colocá-los no seu canal oficial!


 

Então já entenderam o recado: se você tem a manha de fazer uma homenagem à altura do seu artista favorito, vá em frente! As chances de você ir parar lá do lado dele nunca foram tão boas.

 


Comentários

    Adicionar um comentário

    * Todos os campos são obrigatórios
    Até 2000 caracteres :
    Escreva a palavra à esquerda e clique em "Publicar comentário":

    Detalhes