2 - guaranis.jpg

A população total de indígenas no Brasil é atualmente de 421.000 indivíduos, isso dá aproximadamente 0,3% da população total em nosso país.

Diversos povos indígenas já estão adaptados a "cultura branca" e com isso acabaram perdendo vários aspectos de suas culturas ricas em elementos próprios. Com isso, se nada for feito, em menos de um século pode ser que índios brasileiros passem a ser apenas mais um capítulo dos livros de escolares.

Mas você sabe quem são essas pessoas?

Abaixo temos uma foto representativa de casa uma das 10 maiores tribos indígenas do Brasil.


Índios Brasileiros - as 10 maiores tribos

1 - Ticuna
Vivem basicamente na fronteira do Brasil com o Peru e hoje somam quase 35.000 pessoas.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Glauco Araújo)

2 - Guarani
Na América do Sul os índios guaranis podem ser encontrados além do Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no Paraguai. Atualmente são aproximadamente 30.000 índios.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Leandro Quadros)

3 - Caingangue
Os caingangues elegem seus lideres democraticamente e homens maiores de 15 anos podem ser escolhidos. São atualmente 25.000 indivíduos. Estão presentes em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Ursula Wiesemann)

4 - Macuxi

Os Macuxi habitam o norte da Amazônia. Sofrem com a devastação provocada pelo homem branco em suas terras e sobrevivem com o auxilio de criações de gado. A população aproxima-se de 23.000 indivíduos
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Eliane Potiguara)

5 - Terena
Os terena são muito urbanizados. Alguns trabalham no comercio e vivem normalmente no estado do Mato Grosso do Sul. Atualmente sua população esta próxima de 20.000 índios.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Geyse Ortega)

6 - Guajajaras

Os Guajajaras habitam o noroeste do estado do Maranhão. Estão freqüentemente em conflito com autoridades pois cultivam maconha em suas terras. Atualmente existem em torno de 20.000 guajajaras.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Autor Desconhecido)

7 - Ianomâmi
Ianomâmis fazem grandes casas e diversas famílias habitam juntas. Normalmente índios ianomamis se casam com membros da própria família. São hoje em torno de 16.000 índios
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Fiona Watson)

8 - Xavante
Cerca de 70 aldeias de índios xavantes estão localizadas no estado do Mato Grosso. Em festas típicas os xavantes usam uma espécie de gravata feita de algodão. População de quase 13.000 indivíduos.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Carlos Banavita)

9 - Pataxó
Sobrevivem basicamente de seu artesanato rico em peças de madeira, penas e cipó. Em suas festas típicas fazem o Mukussuy, um peixe assado em folhas de palmeira e o Kauím, um vinho feito de mandioca. São quase 11.000 índios.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Zeca Pataxó)

10 - Potiguara
O termo Potiguara significa "comedores de camarão". Após a entrada da religião católica em sua cultura, vários índios foram batizados e adotaram "Camarão como sobrenome". Atualmente são em torno de 10.000 índios.
Image Hosted by ImageShack.us
(Foto: Eliane Potiguara)

 

Fontes: Mais Estudo e Indigena


Comentários

    Adicionar um comentário

    * Todos os campos são obrigatórios
    Até 2000 caracteres :
    Escreva a palavra à esquerda e clique em "Publicar comentário":

    Detalhes